paginas

17 março 2011

Andar de comboio pode ser alternativa?!

Andar de comboio pode ser alternativa?!
 

Bem, só posso responder por mim e a resposta é sim! Se bem que comecei com o pé errado, ou seja na altura das greves! Raio de mês que fui escolher!
Pela vantagem em morar junto a uma estação de comboios e trabalhar junto a outra, era só fazer 1+1 ! Mas eu para contas tá quieto! ....
Nunca me tinha dado ao "luxo" de apanhar o comboio para ir trabalhar porque saio de casa muito cedo ou, devido a turnos rotativos, saio do trabalho muito tarde e o carro à porta é um convite irrecusável , ainda por cima sabendo que neste horário não tenho que me preocupar com trânsito...portanto a deslocação faz-se em 10 ou 15 minutos . Tive que me deixar de preguiçar, não por promessas, não por castigo....mas sim para me mexer mais e por sentir-me estúpido em fazer uma deslocação tão directa e andar a gastar gasóleo e o carro ( as nossas belas estradas esburacadas) à toa nesta altura em que o dinheiro está tão caro!
Está a resultar e estou a gostar! é claro que se me apetecer posso sempre levar o carro, é como referi, não fiz nenhum pacto com Deus!





Agora a parte negativa:  por enquanto...as greves!  Alcântara-Terra deve ser um daqueles destinos paradisiacos em que só se consegue lá ir uma vez na vida....pelo menos de comboio! Desde que ando nestas voltas ainda só consegui chegar lá uma vez de comboio! uma vez! ( no meu caso e no meu horário disponivel.... o limite suficiente para não chegar atrasado ao trabalho) Tenho lá chegado graças ao autocarros que saem da estação de Campolide...bem -hajam!

Outros aspectos negativos: umas estações maltratadas por vandalismo, outras meio "abandonadas" com bilheteiras fechadas ( viva às máquinas que não respondem a dúvidas) e uns quantos comboios maltratados. É pena andarem tantos animaizinhos à solta!

Para a coisa ficar perfeita para mim era terminarem com as greves e eu arranjar uma bicicleta dobrável para as outras deslocações durante o dia. Sei que é permitido levar a bicicleta no comboio, mas a de btt/citadina é demasiado grande. O comboio vai sempre a 70 ou 80% de lotação ( linha de Sintra) e uma bicicleta daquele tamanho não ia conquistar a simpatia de ninguém.


Comboio= Alternativa ?!  Diria que sim! é mais ecológico , rápido, permite a troca com outros transportes publicos nas próprias estações, relativamente barato porque nem sempre são preciso aqueles passes de 50 ou 60€ por mês...o meu custa 22€ .


3 comentários:

  1. Sim, escolheste um mau mês para começar. Eu uso a linha da azambuja (AlcântaraTerra - Entrecampos) desde 2007 e o cumprimento dos horários tem sido exemplar. Apenas este mês tenho tido problemas. Mas aí entra a bicicleta, é raro sair de casa sem ela, e resolve-me todos os problemas de greves. O percurso Paço de Arcos - Entrecampos faz-se de comboio(linhas cascais + azambuja) em 50 min e totalmente de bicicleta em 65 min. Como a diferença de tempo não é significativa, é só escolher o meio que me apetece.

    ResponderEliminar
  2. Utilizo 1 a 2 vezes por semana a linha de cascais e o seu funcionamento é quase exemplar. A taxa de pontualidade anda à volta dos 95% e, mesmo em hora de ponta, tenho sempre espaço para a bicla.

    Eu diria que só peca por, pelo menos ao fim-de-semana, não ter um horário nocturno mais conveniente (acabaram com um comboio às 4:30).

    Ouvi uns amigos meus estrangeiros a comentarem entre eles que, nos vários países em que já tinham vivido, nunca tinham utilizado um TP ferroviário tão pontual.

    Já a linha de Sintra parece ser gerida por uma entidade totalmente diferente da sua congénere de Cascais. Não sei como é com a pontualidade, mas parece que os comboios estão sempre à pinha e, há uns tempos atrás apanhei essa linha para chegar a sintra e mal tinhamos espaço para colocar as biclas (ficaram à frente de uma porta). Uma viagem de igual distância demora mais tempo e os acessos às carruagens obrigam a subir degraus!!

    Pode ser que melhore...

    ResponderEliminar
  3. Joezef , é bom saber que fora as greves eles têm um funcionamento regular! Eu na Linha de Sintra não tenho queixas com horários...sempre pontuais.

    bicicleta , ao contrário de ti...eu não conheço bem os comboios da Linha de Cascais, mas tenho um amigo que faz todos os dias Cascais - alcântara e também não tem razões de queixa.
    Na Linha de Sintra é verdade que os comboios são mais apertadinhos e só existe uma carruagem por comboio que permite levar a bicicleta num espaço próprio que por sinal é partilhado por quem tem cadeira de rodas. Ah e sim....andam quase sempre à pinha! Imaginar-me num dia normal de semana a entrar no comboio com uma bicicleta....é dificil e irreal. Com uma dobrável era tranquilo.

    Abraço aos dois e obrigado pelos vossos comentários!

    Pedro Santos
    Simply...Ride!

    ResponderEliminar