paginas

27 fevereiro 2011

Ciclovias - Falagueira / Brandoa

Na Amadora fez-se em tempos uma tentaviva de dar um toque de modernismo ao adicionar as tão aclamadas ciclovias. Foi um projecto que não correu muito bem porque as coisas não foram bem feitas, talvez por falta de informação de quem as fez, isso e dois dedos de testa! Porque essas "ciclovias" nada mais eram que traços azuis e umas marcas com forma de bicicleta em azul em cima dos passeios em que ficavamos com...vá....40 ou 50cm para circular, esqueci-me de dizer....circular à beira do passeio, com tudo o que isso envolve, ou seja:
1- andávamos em cima do passeio e não na estrada e os passeios não são propriamente largos e tinham que ser partilhados pelos peões.
2- por acaso à beira dos passeios é onde se encontram as paragens de autocarro, os caixotes do lixo, os semáforos, os postes de electricidade, as àrvores, etc!
3- não era muito funcional porque era um sobe e desce de passeio desgraçado, sim porque até podia ser nos passeios mas sem rampas feitas, porreiro para free-style, agora um sénior com a sua bicicleta não aguentava tanto exercicio fisico!
Confesso que tive pena de quem andou a pintar os traços no chão porque era dificil levar uma linha a direito com tanta coisa para contornar! Muitas estavam interrompidas pelo espaço exacto do carro que devia estar estacionado naquele momento em cima do passeio!

Hoje em dia....já não nos podemos queixar! Agora sim é bom! ( ironia) Temos verdadeiras ciclovias ,como aquelas de Amsterdão! .....Don"t !!!  
Elas são vermelhas...mas continuam muitas vezes em cima dos passeios, já sem árvores pelo caminho e outros acessórios, já têm rampas ou tentativas disso ( porque se tivesse cadeira de rodas não me pareceriam rampas) , mas....e que raio de ingrato que sou....sempre com um MAS!  Continuam a ser mal feitas e sem nexo, ou feitas como projectos inacabados!? Não sei explicar , nem entendo ou não quero entender....mas sinto-me sempre a levar com areia para os olhos e sentir uma má fé! É aquele fazer as coisas para calar, para inglês ver!

Esta ciclovia ou parte disso tem 850metros e não os andei a contar....está lá marcado no chão. 850mts!  E é isso! Não tem mais história! São 850mts de puro prazer ! Pelas fotos podem-se ver inumeras pessoas a usufruir daquele pedaço de chão pintado de vermelho que queriam mais! Velhos, novos, grávidas, a fazer exercicio ou simplesmente a deslocarem-se para chegar a algum lado, inacreditavelmente muita gente usa a ciclovia inacabada! 
Não me digam que são investimentos caros e que não há muito interesse pela população local por "estas coisas" ! 
Investimentos caros são o carro novo do Srº Presidente da Camara, os carros novos dos vereadores ( hibridos....atenção que é pelo meio-ambiente) e as várias deslocações de poucos metros destes mesmos seus pópós com Cheufeur...coisa fina ! 

*click na imagem para ficar maior 
 O inicio, junto à estação de Metro da Amadora-Este

                                       
 A ciclovia com os seus utilizadores
 Já um bocado gasta da muita utilização, o que para mim é bom sinal!
                                         Vista inversa, com o Metro ao fundo
                                         The End...
Agora vendo no mapa, porque é que ninguém se lembrou de ter construido uma ciclovia separada das faixas de rodagem, a fazer ligação à já existente na Pontinha...que por sua vez já está ligada a outros sitios?! Digo isto porque com os novos acessos de Cril e derivados ...essa ligação directissima existe! são 2 minutos de carro e 5 de bicicleta. Só que não foi feito! e não acredito que 97% dos utilizadores utilizem esta ligação . Aquilo está basicamente uma via rápida, com duas faixas para cada lado e as velocidades não são baixas.

Sem comentários:

Enviar um comentário