paginas

28 março 2011

World Naked Bike Ride

in:
http://www.menosumcarro.pt.php5-13.dfw1-2.websitetestlink.com/2011/03/28/world-naked-bike-ride-chega-a-portugal/


"Portugal prepara-se para receber a primeira World Naked Bike Ride (WNRB), uma iniciativa que já foi realizada – pelo menos – em 70 cidades de 20 países. A acção, que está marcada para o dia 5 de Junho no Parque Eduardo VII, em Lisboa, tem como objectivo contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o actual sistema de transporte rodoviário, de uma forma original.
Segundo o jornal i, esta é a primeira WNBR portuguesa e a intenção é usar o corpo nu em cima de uma bicicleta para contestar o actual domínio do automóvel sobre a sociedade e toda a poluição que o seu uso promove, assim como incentivar os habitantes a utilizarem à bicicleta como meio de transporte.
A proposta é pedalar nu desde o Parque Eduardo VII até à Torre de Belém, no Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), decretado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para divulgar a iniciativa, que tem como lema “Vem pedalar o mais nu que conseguires”, foi criada uma página no Facebook, onde o apelo é inequívoco: “Venham ajudar-me a criar uma WNBR”.
Para além dá página de Facebook, a organização criou ainda um blog onde destaca as vantagens de utilizar a bicicleta como meio de transporte em detrimento do veículo particular: “Já é tempo de parar com a exposição indecente das pessoas e do Planeta aos carros e a poluição que eles criam”; “Imagem do corpo/respeito pelo nosso corpo. Andar de bicicleta promove o respeito pelo corpo, pois quem anda de bicicleta consegue alcançar um estilo de vida mais saudável” e “Ao andarmos nus de bicicleta, nós declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos”.
Todavia, “é óbvio que não é forçoso ir completamente nu. Mas a atitude em termos de vestuário terá de convergir para a ideia de que pedalar nu é a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e peões enfrentam nas ruas”, pode ler-se também no blog.
A WNBR realiza-se anualmente em países como Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Japão, México, Holanda, Polónia, Suécia, Brasil, Estados Unidos, entre outros.

Apesar de o movimento ter surgido antes de 2004, em Espanha e no Canadá, só no dia 12 de Junho de 2004 é que se realizou oficialmente a primeira World Naked Bike Ride internacional em vários países.
Recorde-se que esta não será a primeira vez que os utilizadores de bicicleta se manifestam em Lisboa. Todas as últimas sextas-feiras de cada mês, pelas 18 horas, o movimento Massa Crítica faz um passeio pelo centro de Lisboa, tendo já conseguido reunir centenas de bicicletas em alguns dos eventos. ...."
in:
http://www.menosumcarro.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário