paginas

01 novembro 2011

Percurso Damaia - Restelo - Saldanha - Damaia (parte3)

Finalmente consigo terminar este percurso, desculpem a demora. Falta só o regresso à Damaia.
Partindo do Saldanha Residence existem agumas hipóteses, todas elas válidas . A que escolhi não prima por ser a mais curta mas o objectivo era usar o máximo possível de ciclovias disponiveis para o percurso feito.

Ciclovias à parte , teria ido até à Praça de Espanha, Sete-Rios, Estrada de Benfica, Damaia , ou em Sete-Rios ir sempre junto à linha do comboio até à estação de comboios de Benfica, subir ligeiramente em direcção à Buraca e estamos na Damaia . Este são percursos muito directos e sem grandes ou nenhuns desniveis mas que nos fazem circular na estrada e em faixas BUS e também encontramos a estrada meio esburacada provocada pelo volume de trânsito que estas vias têm!


Continuando.... segui do Saldanha para a ciclovia da Av. Duque de Àvila até ao muro dos jardins da Gulbenkian onde termina . Contornamos o muro por 20 ou 50 metros e logo encontramos outro troço de ciclovia na Rua dr. Nicolau Bettencourt onde seguimos até à Praça de Espanha.

                                   *Praça de Espanha





Na Avenida Calouste Gulbenkian vira-se à esquerda e vamos em direcção ao Aqueduto.
 Pelo caminho atravessamos a av. para o outro lado e juntamo-nos à ciclovia que vem lá do alto do palácio da Justiça. Essa mesma tem continuidade até à Rua de Campolide.
                             *Av. Calouste Gulbenkian onde se vê no canto sup.direito a ponte pedonal


               *vista ao contrário onde se vê a ponte pedonal+Bici que vem do lado do Est. prisional de Lisboa




                                            * rua de campolide




Passamos por cima da linha do comboio e seguimos na ciclovia junto à radial de Benfica até ao seu final na rotunda do Pinamanique , Buraca, Damaia.
                                    *ciclovia paralela à radial de Benfica



                                     *rotunda do pinamanique


* esta última foto já é na Buraca e o que parece uma ciclovia é simplesmente um tapete vermelho com 25 metros que vai de lado nenhum para lado nenhum...mas deve ficar bonito a dar com o mural verde a representar o aqueduto .


Estre troço é porreiro mas estamo-nos a desviar da "rota" desnecessariamente e vamos subindo até à zona da Buraca, depois descendo, voltando a subir...enfim um carrossel que sem ser agressivo, nem de perto, mas não é pratico e se fosse nocturno não aconselhava. Se de dia não se vê viva alma de noite ....

A estrada de Benfica é e sempre será a opção lógica para mim e para muita gente com quem falo e leio relatos, por ser directo e plano....é lindo! Melhor seria se fosse na sua totalidade de uso BUS + BICI nos dois sentidos. Aconselha-se sempre cautela a quem use esta estrada porque não é muito larga e os amigos taxistas e "autocarristas" não facilitam assim tanto.


Sem comentários:

Enviar um comentário